segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rodada#19: asterisco na liderança, viradas e 'até logo' do Maracanã

Disputa pela liderança fica mais acirrada com Fluminense e Corinthians na briga pela ponta, e Santos, Inter e Cruzeiro mostrando as garras.

E, dezenove rodadas depois, terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ou quase. Um centenário aqui, duas competições ali... e o grito que ecoa na discussão boleira é... bom, digamos, peculiar:

- ÔÔÔÔ... o asterisco voltou... o asterisco voltou.

Sim, ele, o asterisco, aquela figura de pontuação que mora em cima do 8 no seu teclado. Ele, que vem do grego asteriscus e quer dizer "pequena estrela", terminou como astro súbito desta primeira metade de Brasileirão. Dois adiamentos fizeram a tabela receber estrelinhas para informar que quatro times têm um jogo a menos. Por conta da Libertadores e da Copa do Brasil, Santos x Internacional foi adiado. Por conta da festa de seu centenário, o Corinthians ganhou o presente de jogar contra o Vasco em São Januário só em outubro. Em outras palavras... o primeiro turno do campeonato terminou.. mas não acabou. E, por conta disso, fica difícil dizer quem foi o "campeão" do dito cujo.

eria sido o Fluminense, que fez mais pontos do que todos os outros? Ou o Corinthians, com aproveitamento melhor e um jogo a menos? Se o mundo acabasse amanhã numa bola de fogo, o Fluminense seria, sem dúvida, o último campeão brasileiro de futebol (e o último jogo do Maracanã teria sido um Flamengo x Santos sem gols diante de escombros). Mas, como o mundo promete não acabar, só resta esperar outubro - para saber se o Timão teve campanha melhor que o Fluminense em setembro. Até lá, claro, o título simbólico - que já não vale muito - pode não fazer a menor diferença. Enquanto isso, porém, falemos da rodada #19 - do que ela nos trouxe - e informou.

Primeiro, ela confirmou a derrapagem tricolor. Em três rodadas, o Fluminense queimou a gordura que tinha conseguido e viu o Corinthians crescer no retrovisor. A vantagem, que chegou a ser de cinco, caiu pra um mísero ponto. Em Campinas, o time de Muricy Ramalho sofreu sua terceira derrota no campeonato - a primeira em 15 rodadas. No último quarto do primeiro turno, o Flu fez apenas seis pontos em cinco jogos (aproveitamento de 40%) - e poderia ter perdido a liderança não fosse o adiamento. No sábado, o Timão atropelou o claudicante Goiás no Pacaembu - e chegou aos 68,7% de aproveitamento no turno.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário